segunda-feira, 27 de junho de 2011

2º PARTE DO ESTUDO

II. O MINISTÉRIO DA MÚSICA A LUZ DA BÍBLIA.

  A Bíblia fala a respeito do ministério da música em suas muitas passagens, como já observamos. Vamos aplicar os ensinos teóricos e práticos e, em alguns pontos o estudo doutrinário. Acredito que servirá para edificação.
A Bíblia esta repleta de versículos,capítulos e livros com música e louvor. O salmo é o maior livro da Bíblia, chamado de ´´O livro dos cânticos´´. E realmente ele é o livro do louvor e adorações. O salmo l00, composto apenas com 5 versículos; porem é o hino de mandamento ao louvar do Senhor da criação.
Música, louvor e adoração têm, um grande lugar no coração do nosso Deus. missionário Marcos Waitt, disse: “que a Bíblia registra 800 vezes o tema, o feno 70 vezes, E que muito se prega sobre o” (nota minha) por que não pregarmos sobre e em grande escala  a música.
05

1. A instrutura básica do ministério da música.
                                                                                                                            1.1. Organizado pela liderança com base Bíblia.
Davi rei do povo Judeu, ordenou grande grupo de músicos;o número chegava a milhares de pessoas nesse ministério (1Cr 23.5).

1.2. Ordenados para o ministério da música.
O livro de 1Cronicas uma grande parte  é utilizado, indicando a separação do músico como para outros ministérios ( 1Cr 15.16,17 ; 6.31 ; 16.41;25.1). O analise dos textos referidos, nos trás conhecimento edificante no ministério da música e o louvor.
1)”Designaram”,(verbo transitivo direto), representante do sacerdote e de Deus 1Cr 15.16,17).  
2) “escolhidos e nominalmente designados” (16.41)
3) “ separados para o ministério “ ( 25;1)
Meus irmãos, uma coisa é cantar uma e outra vez, porem, assumir uma responsabilidade é outra. Muitas vezes a pessoa nem sabe o que esta cantando e nem por que esta contando. Há se soubesse  o peso da responsabilidade; com certeza, agiria com o temor do Senhor.

1.3. A representatividade dos  Músicos.
Davi observava  a apresentação externa de seus músicos. Os músicos e cantores do seu ministério estavam bem vestidos. Ele acreditava no ensino recebido de Deus.                                                                                                                                        
a) Todos os que serviam no altar deveriam vestir-se bem, tanto o sacerdote como o cantor, músico (1 Cr 15.27,28). Eu posso ver o músico e o cantor ao mesmo nível do sacerdote! (2 Cr 5.12 )
b) Deus aprova as coisas boas, lembre-se que o cantor e músico, ao ministrar são representantes da Igreja e de Deus. Somos filhos do Rei e a nossa representatividade exalta o nome do Senhor.
* Ser um músico do Senhor é usar o seu instrumento e cantar,com muito amor.
* Ser um músico do senhor é ser sábio espiritualmente.
* Ser um músico bem apresentado dependerá do seu estado interno e externo; onde passar você mostrara o seu tipo de caráter.
1.4. Qualificado para exercer o seu ministério.
Davi encarregou pessoas que sabiam o que estavam fazendo. Em outra palavra eram pessoas de alto valor natural e espiritual. É preciso que estejamos preparados para exercer o ministério da música.
A Bíblia apresenta um homem por nome (Quinamia). Esse homem era mestre no ministério musical de Davi ( 1 Cr 15.22) ´´... porque era entendido nisto´´ . Os músicos, mestres de Davi eram um número elevado (C 1. 25. 7) sendo um total 280.
É necessário, estarmos preparados para exercer o trabalho confiado por Deus a nós.
1. Eles eram instruídos em teoria musical, isto é, conheciam a arte filosófica da música.
2. Eles não só conheciam a ciência natural da música; eles eram instruídos na música ao Senhor ´´ instruído no canto do Senhor ´´(7).

06
Não significa estarmos prontos só porque conhecemos o lado teórico musical, e os nossos instrumentos ou até porque cantamos muito bem, é preciso saber o que se refere e o que cantamos ao Senhor e interpretar a letra. O músico não pode ser um canal simplesmente barulhento, ele precisa saber o que esta fazendo (1 Co 14. 8.10-12).
                                                                                                                         
1.5. O Músico e o cantor cristãos estão continuamente ocupados por Deus.
Os músicos e os cantores de Davi estavam permanente na presença do Senhor ( 1 Cr 9. 33; 16. 37). Estes instrumentos humanos eram homens santos, se consagrado para estar no altar do Senhor. Eles acompanhavam ministerialmente com os seus louvores o sacerdote, estavam em um mesmo nível espiritual com ele, o sacerdócio dele era a música e os cantos ao Senhor (16.37). O salmo 134, é uma referencia a este ministério ´´ Bendizei ao Senhor, vós todos , servos do Senhor, que assistir na casa do Senhor  nas horas da noite ´´, erguei as mãos para o santuário, e bendizei ao Senhor ( 1,2).
Que tremendo era esse tempo! A qualquer hora do dia ou da noite,se podia escutar os altos louvores ao Senhor na sua casa. Que grande foi esse tempo de avivamento de Deus na terra  no meio de seus escolhidos! ( 2 Cr 5.13,14).
Todo o crente deve viver, para ser um “templo de louvor permanente”, seja de dia o seja de noite,vivamos uma canção constante de amor;
1. O Senhor Jesus viveu uma canção de amor, todo o tempo que esteve na terra, ´´foi chamado filho do amor´´.
2. João batista viveu uma canção de amor ´´os seus ouvia ficava perplexo, escutando-o de boa mente ( Mc 6.20).
No ministério de Davi, os seus músicos permaneciam no Templo; não vá cometer esse erro de querer fica no templo noite e dia, nós nos estamos referindo é; a vida proposital de cada cristão, especialmente do musico e dos cantores no dever de uma vida dedicada ao serviço do Senhor no Evangelho. Servindo no louvor, adorando no corpo e com a voz , seus instrumentos e suas atitudes de todo o corações ( Jo 4.24; Sl 92.1-3).
                                                                                                                                           
1.6. A ordem estrutural dos componentes musical e cantores.
O ponto seis mostra a ordem chave de cada componente do ministério no reino Davi. A Bíblia tem tudo o que se pode pensar, no preparo dos filhos de Deus. Se tivermos tempo para analisar os mínimos detalhes, com certeza das vestes há  postura posicional física de cada um dos  componentes, vamos encontrar.
O capitulo 15 de 1 Crônicas; observamos a ordem física de cada um dos músicos no ministério de Davi, ao conduzir a Arca sagrada para Jerusalém.
1º. Os sacerdotes tocavam a trombeta de marcha diante da Arca (15.24).
2º. Os músicos.
a) Asafe: mestre  na condução da Arca a frente dos sacerdotes.  Ele é o principal, tocava címbalos (16.5), Zacarias estava em segundo, Jeiel, Semiramote, Matitias, Eliabe, Benaia e Obede-Edom . Cinco deles tocavam instrumentos de cordas: alaúdes ou alaudíeo e harpas. Os sacerdotes músicos Benaia e Zaaziel tocavam trombetas e continuamente soavam esses instrumentos musicais (6).       
b) Observe: a ordem. Asafe tocava postado ao lado direito de um de seus irmãos (1 Cr 6.39). Os seus irmãos ou primos, estavam postados a esquerda ( 44) O queremos dizer é que tinha uma ordem estrutural no altar da casa de Deus.

1.7. Autoridade administrativa, para músicos e cantores.
Sem que tenhamos no departamento do ministério de músicos e cantores a ordem administrativa, não podemos glorificar ao nosso Deus com o nosso trabalho.

07
Devemos ter líderes responsáveis, na boa ordem estrutural do nosso trabalho, assim todos saberão o que deve ser feito.
Davi apontou pessoas capazes para assumir o departamento da Música e cânticos, unificando os componentes, a um censo de submissão. E tanto líderes, como liderados deveriam estar submissos ( 1 Cr 15.22).
Davi era um líder, que sabia o que é autoridade. O seu mestre superior foi Samuel. E com muita propriedade foi submisso. Ele não tinha trauma com o seu líder; por
mais que teve um líder cruel, depois de Samuel (Saul). E como líder sabia confiar e conceder autoridade, conhecendo a cadeia de autoridade ou extensão.
Todo o homem, que entende a sua real posição em Cristo; não terá problema delegar autoridade. O apostolo Paulo na Igreja ao corintos, ensinou um principio de autoridade. Vejamos em um aspecto vertical, em um dissenso: Deus o Pai, é autoridade do filho; o filho é autoridade do homem; e o homem é a autoridade da sociedade, até aonde seja a sua linha de poder (1 Co 11.2,3).        
Os homens que podem discernir o que é autoridade merece que sejam lhe  confiada a autoridade  por seus superores. Veja o Exemplo de Davi:
a) Outorgou autoridade a´´Quenanisas´´o principal Músico no seu ministério(1 Cr 15.22).
b) E outorgou autoridade a Asafe. Sem falarmos em Zacarias, Jedutún etc. Todos eles foram autoridades e estavam, baixo autoridade ( 1 Cr 25.6). Veja o numero destas autoridades da música e louvor (7).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário