domingo, 22 de maio de 2011

1º parte do estudo

O Ministério da Música, Louvor e Adoração


Ao lermos a Bíblia é impossível  não nos apercebermos à música, e o lugar que ocupado por ela em suas paginas. De uma vez que esse ministério ocupa um dos três espaços do culto dirigido a Deus. Quero que saibais estima e o apreço, que damos por esse ministério no reino de Deus. Não seriamos leais para com o nosso dever na obra, que nos foi confiada, se não procedermos assim!
O Pastor Julio vem desempenho a quarenta e dois anos de experiência vivida com Cristo e a Bíblia, e aprendeu dar o devido valor ao ministério da música à mesma atenção que se dá outros ministérios de principio bíblico, os quais estão em prática em nossas Igrejas. Nós, como pastor do rebanho, temos o sagrado dever motivar e instruir a música aos nossos irmãos. Ela é um alto ministério Bíblico (1Co 6.31,32; 16.7-11; Sl 100. 2,4).
Devemos mostrar a importância da música, louvor e adoração. Estes atos, elevam á  espiritualidade aos níveis mais altos de nossas congregações.Os lideres e pastores, o ocupam mais tempo administrando, pregando, orando ,jejuando. A música  louvor, pouco ou nada se faz. E até definimos desnecessário e sem importância devida. Devo dizer que o ministério da música está em decadência,e se precisa socorrer urgentemente, os músicos e cantores.
O pastor tem em sua mão o cajado de Deus. Ele é o instrumento dado para falar orientar; tanto a Igreja como o mundo ( Ml 2.7). Ele é o mestre estabelecido por Deus para ensinar. O pastor coloca o músico e o cantor no lugar sagrado na Igreja local, e tira quando necessário. E o dever do Pastor ensinar, motivar e edificar a todos,especialmente os tímidos.  Faz-se necessário  que façam uma grande obra.
A minha visão é, que os lideres e pastores promovem estudos metódicos, seminários, encontros, congressos de adoração e louvor evangélico; para esse fim, com os temas ´´ músicas,louvor, adoração, e o ministério da música´´ (Sl 100.4).
´´ Entrai por suas portas com ações de graças, e nos seus átrios com hinos  de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome´´.

I. DEFINIÇÃO.

A nossa apostila tem a finalidade de elevar o participante do estudo o ministério da música, louvor e adoração ao mais alto e profundo nível de espiritualidade, sem qualquer sentimento arrogante, baseado no amor e na humildade cristã.

1. Aspecto Filosófico, cientifico e bíblico.
Bem, agora passaremos a penetrar a primeira parte de nosso estudo Bíblico. Vamos definir sobre o tema, a música no aspecto Filosófico, cientifico e bíblico.                       
1. A música é uma arte que inclui as teorias filosóficas das belas artes.
2. Ela também é uma ciência da combinação dos sons, na composição musical.
3. A música e um ministério bíblico,sem a qual o culto não se completa.
4. É mandamento de Deus louvar-lhe ´´Entrai por suas portas...nos seus átrios com hinos de louvor´´(Sl 100.4; Sl 150)  
A música ordinariamente, é a expressão do pulso de um povo, ela inspira os pensamentos e eleva as ações nobres; como também pode levar as atitudes próprias da natureza vil.


                                                                                                                            02
2.A sua origem. 
A Bíblia registra que no eterno passado,no início da criação; quando as estrelas Dalva  alegremente cantavam os filhos de Deus rejubilavam (Jó 38.7).
 A música entre os hebreus predominava o vocal. A voz humana era o instrumento mais acessível e popular com o qual a música podia ser apresentada, por haver bem poucos instrumentos.   
a) A primeira menção da “música” na Bíblia de forma  histórica esta em ( Gn 4.21). Há um exemplo pratico na casa de Labão. O sogro de Jacó fez um festival para  despedi-lo ao som de Tambores, harpa e cânticos (Gn 31.27).
b) A primeira adoração bíblica com cânticos está registrada em (Ex 15.1-21); Moisés e Miriã celebraram a vitória de Deus no mar vermelho, contra o poder da guerra do Egito. Vejamos: (Ex 15.1,20,21).
c)  Débora e Baraque celebraram a sua vitória com cânticos (Js 5.1a,3,31).
d) As mulheres de Israel, com cânticos celebraram a vitória de Davi sobre o gigante  Golias (1 Sm 18.6,7).
A música e os cânticos são uma parte vital do louvor e adoração a Deus. Isto está retratado em toda a Bíblia; de Gênesis á Apocalipse. Hoje ainda é assim no meio do povo de Deus, a nossa expressão é vital, gloriosa e positiva de louvor a Deus.

3. O hinário  Bíblico.
A Bíblia possui o livro chamado de Salmos; ele é o maior livro da Bíblia. Esse é o hinário nacional do povo judeu. Assim os Salmos compõe o´´ livro de louvor´´ . A Bíblia sagrada é o hinário do povo de Deus desde o Antigo Testamento ate o dia de hoje. Muitos de nossos cantores e músicos se inspiram a cantar e tocar os Salmos, em parte ou todo no púlpito de nossas Igrejas. Ele traduzido das originais, é ´´ O livro dos louvores´´ (A septuaginta o  inclui ``O livro dos Salmos´´ na tradução Grega, canções acompanhadas por instrumentos de cordas).
a) Os Compositores.
a) Davi: compôs (73), Salmos.
b) Os filhos de Coré (12).
c) Asafe (12), Salmos. Asafe foi ministro da musica no templo nos dias de Davi (Cr 15.19; 16.5). Os filhos de Asafe foram 128 músicos  (Ed 2.41)
d) Salomão (2).
e) Emã (1).
f)  Etã (1).
g) Moisés (1)
Há um número de cinqüenta Salmos que são anônimos!
b) A Clacificação.
Os Salmos estão em uma ordem demonstrativa, cânticos, petições, adorações, temas didáticos e  proféticos.   
1. Salmo de lamentação e petição, tanto individual como coletivo ( Sl 3, 44);
2. Salmos de ação de graças ou louvor, individual e coletivo ( Sl 30, 65);
3. Salmos de confiança em Deus (4);
4. Hino de entronização de Javé-Jeova  (Sl 47). São  Salmos relativos a Jerusalém (48), os salmos reais (alguns dos quais são messiânicos ( Sl 2, 110);
5. Salmos didáticos sapienciais ou da sabedoria ( 1, 37, e 119).
6. E os salmos temários:



03

a) da criação (8,19).
b) O Êxodo (Sl 78).
c) Imprecatório (Sl 7).
d) Penitência (Sl 6).
e) Peregrinação (Sl 120).
f)  Proféticos relacionados ao Messias (Sl 2,8,16,40,45,72110e 118) .  

4. Salmista.
a) O autor de salmos. A cultura contemporânea é o autor de hinos.

b) Salmodiar.
A maneira simples de louvar ao Senhor.  
* Contar os salmos sem inflexão da voz, em uma só nota;
* contar, ler ou recitar momentaneamente;
* contar em tom e rítimo uniformes, sem a dobradura da voz.

5. Interpretando na Bíblia, as palavras da música, louvor e adoração no A.T.

Agora vamos observar as palavras na tradução bíblica mais usadas do Antigo Testamento, relacionado à música,  louvor e adoração, no hebraico:
- Hallal, Halluwi e Tehillah.

1. Hallal :
O hallal no Antigo Testamento esta registrada 88 vezes, nos 39 livros.
a)Traduzido:  (produzir som claro)
b)Significado, adicional: (gloriar-se , elogiar, com grande entusiasmo).
O louvor de ser claro, não poderia confundir-se as atitudes da verdadeira celebração, ao grande e glorioso Senhor.

2. Hilluwi  (derivação do hallal).
a)Traduzido: (celebração de ação de graças).
Ao terminar a colheita apôs ter recolhido as sementes do campo semeado, e com segurança armazenado, o povo Judeu oferecia um culto de louvor ao Senhor, pela alegria de ter tido a vitória da colheita em um duro trabalho.   
(Então começavam a cantar em ações de graças, as ferramentas estavam limpas e guardadas).

3. Tehillah.
a)Traduzido: (cantar um cântico de qualidade;evidenciando a procedência). A qual  seja da fonte do eterno Deus, não tenha sombra confusa, a letra e a música.

4. Shabach.
a)Traduzido: (levantar a voz),
b)Significado: um grito de triunfo, gloriar-se pela vitória sobre os seus inimigos.



                                                                                                                             04
Amados, permita vos dizer, não é sempre que devemos soltar a voz em um cântico, como um grito. Esse ambiente deve ser preparado por nós e por Deus. Há ocasiões no trabalho de Deus que louvamos de uma certa maneira com gritos triunfantes e
até com barulho de salvas de palmas de alegria ( Sl 47.1). (Moisés e Miriam nos deram Exemplo do grito da vitória na passagem do mar vermelho Ex15.3-6,21). 

5. Zomar.
Traduzido: (dedilhar ou tocar as cordas)
 Em primeiro lugar, é uma referencia do canto com  acompanhamento de instrumento de corda.
 Também tem sentidos de cantar louvor, com acompanhamento diversificado de instrumentos musicais, ´´especialmente ao fazer uma letra de um hino´´ para glorificar a Deus.

6. Yadah.
Traduzido: (expressar confissão de agradecimento).
Também aponta para o levantar das mãos, em ações de graças em direção ao trono, adorando a  Deus.

7. Barak.
Traduzido: (ajoelhar-se).
A postura de nosso corpo, em um estado de adoração na presença de Deus, e reconhecimento á dignidade do ser superior, “Deus”.

6.  Musica e os cânticos no Novo Testamento.
Bem, agora vamos ver a musica no Tempo de Jesus, discípulos e apóstolos, especialmente alguns registros.
1. Os discípulos cantaram hinos juntos com Jesus (Mt 26.30; Mc 14.26).
2. Paulo e Silas, cantaram hinos de louvores a Deus (At 16.25).
3. O apóstolo instrui a igreja com relação aos cânticos ungidos.
a)Salmos – (os Salmos entoados de forma musicada)
b)Hinos – (cânticos de louvor a Deus Ef 5.19,20)             


Nenhum comentário:

Postar um comentário